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Light Steel Framing em empreendimentos de diferentes portes
Sistema construtivo que utiliza perfis de aço leves se caracteriza pela versatilidade, redução de desperdício, rapidez de construção, baixo consumo de mão de obra, sustentabilidade e custo competitivo.
Possibilidade de criar amplos vãos livres, associada a aspectos como velocidade de execução e sustentabilidade induziram o uso do steel framing nos galpões do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) da Petrobras
Desde que o light steel framing (LSF) começou a ser utilizado no Brasil há vinte anos, avanços foram promovidos em relação à sua aceitação por projetistas, construtores e empreendedores. O número e a diversidade de obras com esse sistema são crescentes. Agências bancárias, edifícios comerciais, postos de gasolina, galpões industriais, instalações públicas e condomínios residenciais são exemplos. Também obras de grande porte vêm sendo realizadas com o LSF, caso do projeto em Juruti (PA), composto por 50 casas, uma escola, dois prédios administrativos e restaurantes, totalizando aproximadamente 80 mil m² construídos com perfis de aço leves.

"Outra evolução aconteceu com o fornecimento de material. Até pouco tempo tínhamos que importar um ou outro produto ou fazer adaptação com subsistemas. Hoje temos tudo à disposição e cada vez mais indústrias se interessam em fabricar componentes para o steel framing", comenta o arquiteto Alexandre Mariutti, diretor da construtora Sequência.

Embora ainda pareça uma novidade por aqui, o steel framing tem uso consagrado nos Estados Unidos, no Japão e em países onde a construção civil é predominantemente industrializada. Redução de prazo de execução, menor demanda por mão de obra e excelente desempenho, especialmente em relação ao conforto térmico e acústico, motivam a especificação dessa solução.

O sistema se baseia em tecnologia industrializada. Os componentes chegam à obra prontos para serem montados e o controle de qualidade ocorre na fábrica, e não no canteiro, o que garante elevado desempenho e uma obra mais limpa, racionalizada, sem retrabalhos. A quantidade de resíduos gerada é mínima e as sobras, normalmente restos de perfis, parafusos e gesso acartonado, podem ser recicladas. "Com o steel framing reduzimos em aproximadamente três vezes a geração de CO2, em comparação com a alvenaria estrutural ", diz Mariutti.
Construção inteligente
A Caixa Econômica Federal utiliza o steel framing na construção de algumas de suas agências. Os componentes da estrutura chegam prontos ao canteiro para a montagem sobre a fundação em radier. O prazo de execução é de apenas quatro meses.
O LSF não impõe limitações à arquitetura, que pode explorar diferentes linguagens. Mas nos casos em que há interesse em tirar maior proveito do sistema, recomenda-se a modulação das medidas com módulos de 1,20 m. É possível erguer edificações com até cinco pavimentos integralmente com perfis de aço leves. Em construções de maior altura, em que a estrutura principal é de concreto ou metálica (com perfis mais robustos), o sistema pode atuar compondo fachadas. Nesses casos, o fechamento em LSF é uma alternativa às alvenarias, agregando velocidade de execução e vantagens em relação ao desempenho acústico e térmico. Várias obras aproveitaram-se dessa solução, como o Hotel Ibis em Canoas (RS) e o teatro do Minas Tênis Clube em Belo Horizonte (MG).

O steel framing é compatível com qualquer tipo de material de fechamento, admitindo desde os mais convencionais, como alvenaria, até os pré-fabricados. Para a cobertura há uma grande variedade de soluções estruturais disponíveis. A escolha depende de fatores como tamanho do vão a cobrir, carregamentos, opções estéticas e econômicas.

A comparação de custos entre o LSF e outros sistemas estruturais deve levar em conta uma análise global da edificação. A leveza das paredes com perfis leves (no máximo 50 kg/m²) gera menos gastos com fundações. Tanto é que, normalmente, as edificações com perfis de aço leves são erguidas sobre uma fundação direta do tipo radier. Há de se considerar também que pilares e vigas de aço são mais esbeltos do que os equivalentes em concreto, o que leva ao melhor aproveitamento do espaço interno e ao aumento da área útil.

Ao optar pelo steel framing, um dos aspectos aos quais o projetista deve se atentar se refere à estabilização da estrutura. O método mais utilizado para garantir rigidez é o contraventamento em "X", que consiste em utilizar fitas em aço galvanizado fixadas na face do painel, cuja largura, espessura e localização é determinada pelo projeto estrutural.
Fonte: CBCA
Data de publicação: 19/05/2014