Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Riscos de Choques Elétricos
O choque elétrico é a reação do organismo a passagem da corrente elétrica. Eletricidade, por sua vez é o fluxo de elétrons de um átomo de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente.

Os riscos de acidentes dos empregados que trabalham com eletricidade, em qualquer das etapas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, constam da Norma Regulamentadora Instalações e Serviços em Eletricidade - NR10 do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

Pode-se dizer que o progresso, no campo, está sempre associado á energia elétrica, que pode ser usada na casa, no galpão, na conservação e transformação de alimentos, no acionamento de máquinas e motores e em várias outras aplicações.

A energia elétrica, apesar de útil, é muito perigosa e pode provocar graves acidentes, tais como: queimaduras, coagulação de sangue, lesão nos nervos, contração muscular e uma reação nervosa de estremecimento que pode ser perigosa, se ela provocar a queda do indivíduo ou seu contato com equipamentos perigosos.
Eletrocução

É a morte provocada pela exposição do corpo á uma dose letal de energia elétrica.Os raios e os fios de alta tensão, costumam provocar esse tipo de acidente.Também pode ocorrer a eletrocução com baixa voltagem se houver a presença de: poças d´agua, roupas molhadas, umidade elevada ou suor.
Choque Elétrico

O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer.O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra.Nesse caso, atravessando o toráx, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração.Se fizerem parte do circuito elétrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, o risco é menor.O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1mA.Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo dificil abrir as mãos para se livrar do contato.O valor mortal está compreendido entre 10mA e 3A.
Queimaduras

A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca,uma resistência á passagem da corrente elétrica de 100.000 Ohms.A energia elétrica de alta voltagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500hms.Veja estes exemplos numéricos, os 2 primeiros casos, referem-se á baixa voltagem e o terceiro á alta voltagem:

Corpo seco:120 volts/100000 0hms=0,0012 A=1,2mA (o indivíduo leva apenas um leve choque);
Corpo molhado:120 volts/1000 ohms=0,12 A=120mA (suficiente para provocar um ataque cardíaco);
Pele rompida:1000 volts/500 ohms=2 A(parada cárdiaca e sérios danos aos orgãos internos.
Data de publicação: 18/11/2009