Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Protetores especializados para equipamentos
Os produtos disponíveis no mercado estão cada vez mais bem equipados e com novas tecnologias que protegem seus investimentos de forma muito eficaz. Perante um mundo dominado pela tecnologia e os produtos elétricos, os equipamentos para proteção elétrica são mais do que adequados para evitar que eles estraguem e causem prejuízos para seus donos.
Os produtos disponíveis no mercado estão cada vez mais bem equipados e com novas tecnologias que protegem seus investimentos de forma muito eficaz.
Quais tipos de protetores especializados existem?

Existem protetores que são projetados para proteção de equipamentos conectados em linhas telefônicas de placas fax/modem, modens de linha discada, secretárias eletrônicas, micro PABX ou qualquer equipamento que utilize uma linha telefônica normal.
Outros protegem equipamentos conectados em uma linha telefônica e alimentados pela rede de energia, Modems de linha discada, placas Fax/Modem ou outros equipamentos contra sobretensões e transientes provocados por queda de raios ou induções de rede de energia.
Há aqueles projetados para proteção local da alimentação de energia de equipamentos digitais sensíveis como microcomputadores, terminais, impressoras, modens, PABX de pequeno e médio porte com tecnologia digital e outros equipamentos similares.
Outros produtos são destinados à proteção de onerosos equipamentos de telefonia com interface E1, T1 ou ISDN PRI - circuitos utilizados por empresas de telefonia, corporações e ISPs.
Alguns não garantem eficácia na proteção contra descargas diretas de raios sobre o local de instalação.
Há protetores projetados para protegerem videocassete, TV, FM e outros sistemas de rádio-difusão, conectados em cabos coaxiais de 50 ou 75 Ohms, que operem até freqüência VHF ou no máximo a 200Mhz. Para proteção destes o Equipamento de Proteção Elétrica deve ser instalado na entrada da antena do produto.
Outro protetor protege equipamentos de vigilância eletrônica conectados através de cabo coaxial, com finalidade de minimizar a queima provocada por raios e outras sobretensões transitórias injetadas no cabo de comunicação.
Mas há também os Equipamentos que servem para vários produtos...
Servem para microcomputadores e informática em geral; TV, áudio e vídeo; telecomunicações; fax e fax modem; automação comercial; equipamentos eletrônicos em geral. Enfim, têm uma vasta aplicação para casos em que há necessidade de extensão. São alguns deles:
Condicionador de Energia

Filtram as interferências naturais associadas à energia elétrica e protegem os equipamentos contra sobretensões. As tecnologias que possuem são das mais variadas, com diversas vantagens, como alguns produtos que têm:
* Indicador de proteção que acende quando o equipamento está protegido contra sobretensão e outro que indica a presença de sobretensão* Filtro das interferências eletromagnéticas, proporcionando uma energia mais limpa para o melhor desempenho do áudio e do vídeo* Tomadas com tampas rotatórias de segurança que impedem a entrada de pó e objetos estranhos* Um alarme sonoro que avisa quando o condicionador não está mais em condições de oferecer proteção contra sobretensão e precisa ser substituído* Chave liga/desliga embutida para evitar um desligamento acidental* Bateria de back-up* Banco isolado* Variedade na quantidade de tomadas* Grau de pureza 1 ( Surto + Filtro RFI, EMI )* Proteção contra sobre/sub tensão* Display dimerizável com 07 funções* Memorização automática de configuração* Alarme distinto de pouca bateria* Configuração de delays de tomadas

Filtro / Protetor de Linha

Filtra as interferências elétricas, protegendo todo o tipo de equipamento contra surtos de tensão (contra baixas na corrente elétrica). A quantidade de tomadas são das mais variáveis para agrdar o cliente: 4, 5, 6, 7, 8 ou 10 tomadas.

Outros produtos existentes

Estabilizador - Proteção e incrementos de performances em áudio e vídeo. Alguns estabilizadores corrijem a tensão de saída pela passagem do zero da senóide, o que evita degraus ou deformações na forma de onda de saída.

Fonte - Possui potência e estabilização necessária para que seu computador e periféricos não tenham problemas de alimentação. Alguns deles têm proteção contra curto circuito e excesso de tensão e corrente.

Conversor de Energia - Fornece fonte de energia para a maioria dos dispositivos em trailers, carros ou barcos. Costumam possuir proteção contra superaquecimento, supervoltagem e oscilação de energia.

Adaptador Universal de TomadasÚtil para quem viaja muito, pois possui entrada para os principais tipos de tomadas utilizados em outros paises.

Alicate de Inserção Padrão - Uma rede tem que ser segurança e ter performance nas transmissões de dados ou voz, sendo fundamental uma conexão perfeita. Cerca de 70% dos problemas da rede remetem ao conjunto de cabos e conectores, embora este corresponda a apenas 6% do custo total de uma rede e tenha vida útil de 15 anos. Mas, como eles tendem a ser relevados diante dos equipamentos visíveis, como as telas e scanners, são comprados pelo preço mais em conta.

Além da escolha de cabos e conectores bons, a rede também precisa de uma boa conexão, garantindo estabilidade e desempenho.

O Alicate permite inserir e cortar os fios de forma precisa, assegurando transmissões de dados e vozes sem falhas. Além disso, a pressão exercida pelo equipamento é ajustável em alto e baixo impacto, e a lâmina pode ser trocada. A mesma possui duas pontas: uma para inserção e outra com inserção com corte do fio.
Quais cuidados eu devo tomar ao comprar um Equipamento para Proteção Elétrica?

São diversos os cuidados a serem tomados. Além dos básicos que se deve tomar com qualquer compra, como olhar a garantia e procurar uma marca de confiança, o consumidor deve buscar aquele produto que melhor condiz com suas expectativas: se pretende usar um Filtro de Linha ou um Condicionador de Energia para plugar diversas máquinas, é melhor escolher algum com um número maior de tomadas e que tenha mais tecnologia para proteger todos os objetos; ou, se precisa de um cabo mais longo ou mais curto, é bom observar os detalhes do produto, pois há alguns de 1,8 metros como outros de 3 metros; e ainda, levar em conta que alguns produtos são bivolt.

Vale salientar que esses produtos necessitam de um certo investimento, pois os mais equipados são caros. Entretanto, há as opções mais em conta que, mesmo não possuindo a variedade de tecnologia que os com preço elevado, eles também cumprem sua função. E sempre é melhor prevenir do que remediar, e com eletricidade não se deve brincar.
As Expansões de Bateria podem ser utilizadas em qualquer produto?

Não, cada equipamento desse vem descriminado para quais produtos e modelos são destinados. Fique de olho e procure aquele compatível para o que deseja. Além disso, as expansões de bateria costumam ter expectativa de vida não muito extensa, como as que variam de 4 a 6 anos.
Fonte: Wiki2 buy
Data de publicação: 05/01/2010