Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
O uso de andaimes na construção civil
A evolução da fabricação e montagem de andaimes permitiu garantir maior eficiência nos canteiros de obras, aumentando o cuidado e preocupação do setor com a segurança dos operários e da obra. Mesmo assim, a utilização de andaimes deve ser acompanhada de perto pelo engenheiro responsável da obra, pois os andaimes evidenciam a necessidade de maior cautela tanto na montagem como na sua utilização por parte dos trabalhadores.

O andaime é uma estrutura montada, de caráter provisório, usada para sustentar os trabalhadores para execução de serviços em locais de grande altura com a utilização de ferramentas e equipamentos, facilitando a construção ou o reparo da obra.

Para que esteja apto ao uso, os andaimes devem passar por todos os testes de Inspeção de Qualidade. Desde o momento em que os tubos de aço chegam para o corte, passando pela pintura reveladora, até a pintura final do produto.

Além disso, na hora da montagem, instalação e uso é imprescindível verificar se o ambiente no qual o andaime será montado está adequado ao uso por uma questão de segurança, pois é obrigatório que o andaime seja montado no prumo e com suas bases niveladas; não se deve ultrapassar o limite do peso estipulado pelo fabricante; respeitar as condições climáticas, evitando assim o uso em dias de muito frio ou chuva; ter pessoal capacitado para trabalhar sobre os andaimes, inclusive com todos EPIs de trabalho e ao nível de segurança exigido; verificar se as rodas dos equipamentos estão travadas.
Diferentes tipos de andaimes

Na fabricação de diversos tipos de andaimes existem conexões resistentes de tubulações e pranchas de metal ou madeira, presos por parafusos ou engates. Podendo haver também um andaime independente ou gaiola. Atualmente o aço galvanizado é o material mais utilizado na construção de andaimes.
Andaime Independente (gaiola):

É composto por mais de duas fileiras de tubos metálicos verticais, conectados por peças modulares ou engates rápidos de conexão.
Andaime Tubular:

Esse tipo de andaime é indicado para diversos tipos de obras e canteiros. As ponteiras dos painéis são trefiladas no próprio tubo, sem soldas, garantindo maior resistência, durabilidade e segurança. Justamente por ser modular, dispensa o uso de ferramentas específicas para sua montagem. Pode ser de aço inox ou carbono. Tem boa aplicação em serviços de fachadas e colocações nas paredes. Possui excelente relação custo-benefício.

Andaime Fachadeiro:

Esse andaime permite a circulação dos trabalhadores em vários níveis, com livre acesso à área de trabalho. É usado em pintura e revestimento de fachadas, também em obras de reformas, manutenção predial e industrial. Também possui sistema de componentes modulares, além de guarda-corpo, sapata, rodízio, barra de ligação, diagonal x, etc.
Andaime Multidirecional:
Possui encaixe e acoplagem rápido e automático. Seu sistema é constituído por uma pinça com chaveta rápida auto-basculante, que se encaixa numa peça de engate, travando o sistema. Tamanha a praticidade deste equipamento que permite ser montado por apenas uma pessoa, garantindo mais rapidez e economia de mão de obra. É aplicado em indústrias, edifícios, obras públicas, etc.
Andaime Suspenso Motorizado:

Esse equipamento é usado para serviços de reparo, pintura, limpeza e manutenção e outras atividades na indústria de construção. É constituído por uma plataforma que possui ganchos instalados em cada cabeceira, realizando a movimentação através de cabos de aço. Também são instalados dispositivos trava-quedas automáticos em suas extremidades, que atuam caso haja a ruptura dos cabos. Tal equipamento permite que sejam montadas plataformas com diversos comprimentos e capacidades de carga, podendo chegar até a 700 kg.

Andaime Tubo Equipado:

É composto por tubos de aço galvanizado e acessórios que fazem as conexões, possibilitando a montagem multidirecional das estruturas especiais. Seu uso pode ser visto em plataformas de trabalho, passarelas, escoramentos, escadas, palcos e projetos diversos. Como vantagem se tem a versatilidade, a rapidez na montagem (pré-montagem), economia nos custos de transporte e segurança.

Cimbramentos

Assim como os andaimes, os cimbramentos, de forma geral, também são considerados uma estrutura provisória na obra. Porém, essa estrutura é composta por um conjunto de elementos que apoiam as formas horizontais (vigas e lajes), que suporta as cargas atuantes, como o peso do próprio concreto, movimentação dos operários e equipamentos, etc., transmitindo este peso ao pavimento inferior.
Os cimbramentos devem ser dimensionados, entre outras coisas, em função da carga a ser transferida, do pé-direito e da resistência do material utilizado.

A diferença, então, entre cimbramento e andaimes é que o cimbramento é um suporte provisório para o escoramento das formas de concreto, enquanto que o andaime é a estrutura montada para dar acesso à obra.
Fonte: Mecan
Mills
Urbe
www.cimbramento.no.comunidade.net
Data de publicação: 07/03/2013