Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Mezaninos em estrutura metálica
Leveza do material, velocidade de execução e limpeza no canteiro são os principais atrativos do aço para a concepção de mezaninos.

Em diferentes projetos, mais simples ou sofisticados, os mezaninos de aço estão sendo cada vez mais utilizados e conquistam a preferência de arquitetos e projetistas.

A leveza do material, a velocidade de execução e a limpeza que confere à obra estão entre os principais atrativos do metal para esse tipo de intervenção construtiva.

De acordo com Marcos Aldrighi, arquiteto do escritório Piratininga Arquitetos Associados, “em projetos com este tipo de estrutura, as peças já chegam prontas e com as dimensões corretas. Isso facilita não só a logística da obra, como também confere mais limpeza ao canteiro. As vantagens são muitas”, afirma.

Para entender melhor, basta saber que, dependendo do tamanho da obra, os mezaninos podem ser montados em uma semana, como é possível observar em alguns dos exemplos a seguir.

Modernização do Mercadão

Para desenvolver o projeto de requalificação do Mercado Municipal de São Paulo, em 2004, o arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva trabalhou em duas etapas.

Na primeira, a recuperação do patrimônio local, que apresentava sinais de deterioração devido à ação do tempo, foi a prioridade. Já a segunda fase tratou da inserção de novos elementos estruturais no interior da edificação – foi nesta etapa que a estrutura em aço que deu origem ao mezanino foi concebida.

Conforme conta Saraiva, um dos motivos que o levaram a escolher o aço para a obra em questão foi a Carta de Veneza. “Ela rege intervenções em prédios históricos e dita que não se pode interferir em um patrimônio com a inserção de elementos parecidos com os de uma época antiga. É preciso que haja distinção, ou seja, que as intervenções deixem em evidência quais estruturas são novas e quais não o são.” A opção pelo aço foi motivada, também, pela coloração do material, leveza e velocidade construtiva.


“Os perfis chegaram prontos e foram executados com rapidez permitindo uma obra mais limpa e com uma logística viável, minimizando quaisquer transtornos à operação diária do mercado”, explica o profissional.

Para a montagem, as peças foram erguidas com pequenos guindastes para compor o mezanino. Também em estrutura metálica aparecem a cabine do elevador, as escadas e outros pequenos elementos que dão suporte ao pavimento intermediário. “Não poderíamos ter encontrado uma solução melhor. O aço foi uma escolha acertada”, diz Saraiva.
Ficha Técnica
> Projeto arquitetônico: PPMS Arquitetos Associados
> Área construída: 19.805,43 m² (total); 4.133,97 m² (acréscimo)
> Aço empregado: perfis e chapas ASTM A36 e A572 GR50 e parafusos A 325 e A307 N galvanizado
> Volume de aço: 328 t
> Projeto estrutural: Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia (projeto básico), PRCA Engenharia e Ponto de Apoio Engenharia e Arquitetura (projeto executivo)
> Execução da obra: Consórcio Paulistano (OAS e JZ Engenharia)
> Local: São Paulo, SP
> Data do projeto: 2002-2004

Criando Espaços
Para aproveitar o pé-direito duplo de 4,60 m existente em uma residência localizada no Baixo Gávea, no Rio de Janeiro, as arquitetas Carolina Escada e Patrícia Landau, sócias do escritório Escala Arquitetura, projetaram um mezanino de aço. “A proposta foi aproveitar melhor a área existente acima da sala de TV, onde foi criado um espaço de leitura“, detalha Carolina.

Para que o mezanino ocupasse com leveza a área de 8 m², foi instalado um pilar de aço, com 4,60 m de altura para suportar O pavimento intermediário, também metálico, que se localiza à 2,40 m do chão.

“A estrutura que dá origem ao andar superior leva perfis metálicos em U e I na cor fosca carmim. Sobre ela, tábuas de madeira formam o piso. ”A estrutura em aço não apenas viabiliza o mezanino, mas também abriga uma estante em madeira freijó vazada com nichos irregulares.


De acordo com a RGB Engenharia, responsável pela parte estrutural, o projeto demorou apenas uma semana para ser concluído.

FICHA TÉCNICA

> Projeto arquitetônico: Escala Arquitetura
> Área construída: 220 m² (área total); 8 m² no mezanino
> Aço empregado: perfis em U e em I e chapas metálicas (execução de degraus)
> Volume de aço: 2,3 t
> Fornecimento do aço: RGB Engenharia Ltda.
> Local: Rio de Janeiro, RJ
> Data do projeto: 2010

Caixa Suspensa
Quando foi projetada pelos arquitetos Eduardo Chalabi e Paula Zemel, em 2012, a loja Galeria Nacional ainda não tinha uma identidade clara que evidenciasse os tipos de produtos que seriam armazenados e comercializados em seu interior.

“Pensamos na criação de uma área que garantisse flexibilidade e pudesse receber itens de tamanhos distintos, ou seja, pequenos e grandes”, conta Paula, que sugeriu a concepção de uma estrutura metálica que criasse uma caixa suspensa para atender a tal propósito.

“Escolhemos o aço também por uma questão de prazo, dimensionamento, desenho e custo”, explica a profissional.

Para a execução do projeto, que ao todo soma 170 m² de área total construída, as peças de aço foram entregues prontas na obra. “Os pilares e vigas chegaram ao local nas medidas exatas, fato que facilitou a implantação.

Se tivemos algum corte na obra foram apenas pequenos ajustes. A instalação foi feita em uma semana”, lembra a arquiteta, que confessa ter tido um ótimo resultado em seu primeiro trabalho com estrutura em aço. “Nossa equipe ficou surpresa com a precisão da construção, algo que nunca havia acontecido em obras anteriores com outros materiais.”






FICHA TÉCNICA

> Projeto arquitetônico: Zemel+Chalabi Arquitetos
> Área construída: 170 m² (área total)
> Aço empregado: perfis e chapas em aço estrutural
> Projeto estrutural: Stec do Brasil Engenharia
> Volume de aço: 19 t
> Fornecimento do aço: Skylight Estruturas Metálicas
> Execução da obra: Luiz Augusto Roselli
> Local: São Paulo, SP
> Data do projeto: 2012-2013
Fonte: CBCA - Revista Arquitetura & Aço - Edição 39

Data de publicação: setembro / 2014
Mais sobre
Mezaninos
Mezaninos Estruturados em Aço
Projeto estrutural
Exemplo de aplicação
-------------------
Mezaninos para residências
Cuidados e Vantagens
-------------------
Construção de Mezaninos
Estrutura Metálica X Concreto
----------------