Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Instalação de Alambrados
Saiba quais os procedimentos e cuidados para instalar corretamente as telas de fechamento de quadras esportivas.

Baratos, resistentes e eficientes, os alambrados são a solução mais empregada no fechamento de quadras esportivas. Cumprem assim, a função de não permitir que a bola escape do local de atividades, evitando aborrecimentos durante as atividades de lazer em chácaras e condomínios.

Para a instalação adequada de alambrados em quadras esportivas, é preciso que a estrutura das telas tenha sido corretamente executada. Os tubos devem ser chumbados nos blocos de concreto com, pelo menos, 40 cm de profundidade, reforçados com escoramentos tipo "mão-francesa" nos cantos e nas laterais da quadra. Estas escoras são indicadas quando o espaçamento entre os tubos é de até 3 m - se a distância entre eles for maior, recomenda-se soldar três barras horizontais (inferior, médio e superior) de contraventamento da estrutura.

"Já a instalação do alambrado propriamente dito é simples", observa Rodrigo Salles, gerente de obras da RoSalles Serviços. Mesmo assim, ele chama a atenção para pro­cedimentos que garantem a qualidade das telas. Depois de esticá-la, ­explica, deve-se desfazer possíveis nós e enroscos entre as malhas. "A tela deve ficar totalmente simétrica", completa.
Materiais e Epis
Óculos de proteção, capacete, luvas, turquesa, alicate, alicate de corte, barra de ferro chata, corda, arame tensor e arame de amarração.
Passo 1
Certifique-se de que os tubos metálicos que estruturam o alambrado estão no prumo correto e bem fixados ao bloco de concreto estrutural. Os tubos deverão ser previamente tratados com zarcão ou galvite e receber pintura sintética.
Passo 2
Escoras de canto, do tipo mão-francesa, devem ser instaladas em alambrados com até 3 m de altura, como é o caso deste passo a passo.
Passo 3
Inicie a instalação. A primeira "amarração" da tela deve ser feita em uma das mãos-francesas posicionadas nos cantos da quadra e com arames de amarração presos à estrutura a cada duas malhas, como mostra o detalhe da foto.
Passo 4
Posicione o primeiro rolo de tela sobre a mureta, desenrolando-o com cuidado.
Passo 5
Para esticar o alambrado, faça um sistema de alavancagem entrelaçando a barra de ferro entre as malhas, na vertical, com cuidado para evitar que a tela amasse.
Passo 6
Amarre uma ponta da corda na barra de ferro e puxe a tela na direção de uma das escoras tipo mão-francesa, esticando-a com cuidado e de maneira uniforme. Depois, prenda a corda no tubo.
ATENÇÃO: A CORDA NUNCA DEVE SER AMARRADA A UM PILAR SEM ESCORAMENTO, PARA NÃO ENTORTA-LO
Passo 7
Os nós da malha podem enroscar uns nos outros, por isso, antes de iniciar as demais amarrações, chacoalhe a tela para desfazê-los, certificando-se de que esteja bem simétrica.
Passo 8
Corte os arames de amarração em uma medida quatro vezes maior do que o diâmetro externo dos tubos.
Passo 9
Com o arame, amarre a tela ao tubo a cada três malhas. Com o auxílio da turquesa, "costure" as pontas, cortando as pontas excedentes do arame.
ATENÇÃO: O RISCO DE PEDAÇOS DE ARAME EXCEDENTES ATINGIREM OS OLHOS DO INSTALADOR É MUITO GRANDE DURANTE ESSA ETAPA. POR ISSO O USO DE ÓCULOS DE PROTEÇÃO É OBRIGATÓRIO !
Passo 10
Utilize sempre dois arames de fixação na junção das telas dos fundos e das laterais da quadra à estrutura, pontos que recebem a maior carga do alambrado.
Passo 11
Com um martelo ou com a própria turquesa, bata nos nós finalizados, evitando que se tornem extremidades perfurantes e causem acidentes. Posicione o nó sempre na lateral do tubo, nunca para dentro da quadra.
Passo 12
Verifique se as malhas estão bem alinhadas.
Passo 13
Quando o comprimento do rolo for maior do que um dos lados do fechamento da quadra, será necessário descosturá-lo. Para isso, desenrole a tela no chão e meça o comprimento necessário.
Passo 14
No ponto correto, desamarre um dos fios nas partes superior e inferior da trama e retire-o em espiral
Passo 15
Descosture a trama.
Passo 16
Depois de esticar e amarrar o alambrado em todos os lados da quadra, passe um fitilho ou uma corda de náilon entre as malhas inferiores e superiores da tela.
Passo 17
Amarre o fitilho no arame tensor e puxe-o entre as malhas.
Passo 18
Finalize o serviço, amarrando o arame na escora de canto. O fio tensor dará estabilidade ao conjunto do alambrado.
Dicas

As telas metálicas, geralmente recobertas em PVC, estão disponíveis no mercado em rolos de 20 m a 25 m, com larguras que variam entre 1 m e 2 m. Quanto menor, mais leve e mais fácil de manusear e executar a sua aplicação.
Os rolos de tela deverão ser fornecidos sempre pelo mesmo fabricante, para evitar desencontros entre as malhas.
Tampe as "bocas" dos tubos estruturais com tampas plásticas, próprias para essa finalidade. A água acumulada nos tubos prejudicará o desempenho da estrutura, diminuindo a vida útil do alambrado.
O ideal é que os arames de amarração já cheguem cortados da fábrica, o que permitirá maior agilidade e produtividade na instalação.
Fonte: PINI WEB
Data de publicação: 12/01/2012