Fale conosco Anuncie Sobre o Met@lica Links Recomendados
OBRAS ARTIGOS TÉCNICOS MATERIAIS E PRODUTOS GUIA DE EMPRESAS TABELAS PROGRAME-SE NOTÍCIAS
Novas Tendências na Construção Civil- O EPS entra em cena (ISOPOR)
O que é EPS (ISOPOR)?

O poliestireno é uma resina do grupo dos termoplásticos, isso significa que quando submetido a altas temperaturas o poliestireno pode ser moldado e transformado.

O poliestireno é fabricado a partir do estireno, um plástico derivado do petróleo, quando o poliestireno é expandido obtemos o EPS.

O EPS foi descoberto na Alemanha em 1949, chegou ao Brasil por volta dos anos 60 e em 1998 foi registrado com o nome de Isopor pelo grupo Knauf, desde então a marca Isopor tem sido o sinônimo genérico do EPS. Em Portugal o isopor é conhecido como esferovite.

O poliestireno expandido ou isopor como é conhecido de todos nós é um produto bastante utilizado principalmente em embalagens, mas fora desse uso as pessoas não sabem muito bem que destino dar a ele.

O que acontece com frequência é que o material é descartado, abandonado pelas ruas, causando prejuízos. Sendo de natureza impermeável acaba entupindo bueiros e esgotos, e ao cair em rios e mares pode causar a morte dos animais que o confundem como alimento.
Mas é exatamente por essas características ditas indesejáveis que o isopor passou de vilão a protagonista da história, ganhando destaque prioritário no setor da construção civil.

Devido à sua resistência e impermeabilidade entre outras propriedades o isopor está deixando de ser um resíduo problemático, para ser utilizado na construção de casas, em estradas, edifícios e até na engenharia naval.
Quais vantagens do Isopor podemos citar?

O EPS oferece muitas vantagens, entre elas podemos citar:

• Resistência e durabilidade.
• Isolamento acústico
• Isolamento térmico
• Boa resistência mecânica
• Transporte facilitado
• Fácil modelagem;
Quais vantagens do Isopor podemos citar?



Lajotas – Substitui com eficiência a lajota cerâmica ou blocos de concreto, é leve cerca de 10 a 25 kg/m3 em comparação a cerâmica com 800 kg/m3



Placas para piso e forro – Proporcionam isolamento térmico e acústico, podem ser usadas também como preenchimento de juntas de dilatação.



Molduras- Na feitura de fachadas, requadros, arcos, faixas, molduras verticais, .



Telhas Termo Acústicas– Leves, resistentes e com excelente capacidade isolante térmica e acústica, as telhas em EPS garantem fácil aplicação e praticidade.
O Isopor e suas múltiplas utilidades

Nivelamento ou enchimento de pisos

Resistente, leve excelente isolante térmico, com baixa absorção de água permite uma cura do concreto mais efetiva.

O isopor é fornecido em blocos de 2 metros de comprimento ou em cortes personalizados o que já é uma grande vantagem em relação a outros materiais.

Pode ser recortado e retirado com facilidade de dentro das formas dada a sua propriedade semi-elástica, permitindo criar detalhes complexos em relevo ou recortes no concreto acabado.

Concreto Leve
Utilizado no lugar de pedra brita, em forma de pérola pré-expandida ou flocos reciclados através da moagem de peças descartadas. Esse tipo de isopor é usado em preparações com cimento, areia, água, e MONOMASSA.

O concreto leve é largamente empregado em paisagismo, e em projetos que não exijam grandes esforços, como regularização de lajes, nivelando pisos devido ao acabamento homogêneo de superfície que ele oferece.

Outras aplicações do concreto leve são:

- Inclinação para escoamento de água.

- Confecção de painéis de fechamento para galerias.

- Fabricação de lajotas, blocos vazados, pilares de muros.

- Fabricação de elementos vazados

- Fabricação de elementos decorativos para jardins e fachadas.

- Pavimentação de calçadas.

Veja o Video



Utilização do Isopor nas estradas


Uma das maiores inovações no uso do isopor é sua utilização em solos litorâneos ou de várzeas que dada a sua moleza e fragilidade possuem baixa capacidade de suportar cargas muito pesadas.

A fragilidade desse tipo de solo constitui um problema grave na hora de construir estradas e durante a vida útil das infraestruturas, a substituição ou compactação do solo para resolver tais dificuldades são atividades que demandam um alto custo e operações bastante complicadas que dificultam a praticidade das obras em andamento.

A solução encontrada foi substituir o solo mole por isopor agregadas ao aterro. Essa técnica tem sido aplicada com sucesso em cabeceiras de ponte, aterro nas encostas e proteção de tubulações.

Telhados
O EPS pode ser utilizado em telhados de fibrocimento e em telhados com telhas de cerâmica e concreto..

Isolamento de lajes, de forro e pisos.

Paredes
As paredes de EPS conseguem absorver até 6% de altas temperaturas e até 8% de baixas temperaturas. Outra vantagem é que é possível construir até três andares sem colocar vigas.

De acordo com o especialista em EPS, Paulo Roberto Bahia, a utilização de paredes argamaçada com isopor oferece além de conforto térmico, uma economia estupenda de até 40 % no custo total da obra, segundo ele:

‘’As paredes são feitas com telas de aço, e placas de EPS e acabamento de até dois centímetros de espessura, a economia é possível, pois não é necessário instalar radier, baldrame, pilar ou viga.’’

Forros de Isopor
Para isolamento térmico e decoração, os forros de isopor são práticos e funcionais e esteticamente lindos. Além disso, a vantagem da economia e segurança (são auto- extinguíveis).
Equipe de Redação Portal Metálica - Lia Gonzaga
Data de publicação: 09/11/2015