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Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira em SP

(clique para ampliá-la)A ponte Octávio Frias de Oliveira é um marco na arquitetura nacional, pois foi construída com um formato único no mundo: duas pontes em curva formando um X e sustentadas por estais ligados a um único mastro. Uma ponte estaiada é uma ponte suspensa por conjuntos de cabos de aço (os chamados estais, que dão origem ao nome estaiada), conectados a uma torre ou mastro com a função de dar sustentação às suas pistas. Moderna, é construída em locais onde o uso dos pilares não é aconselhável. É considerada a evolução da tradicional ponte pênsil.

Como funcionam os estais que sustentam as pontes?

A sustentação das pontes é feita por estais, que são feixes de cabos que variam de 15 a 25 cordoalhas de aço, revestidas por uma bainha de polietileno amarelo, cuja finalidade é proteger os estais da chuva, do vento e dos raios do sol. São 492 toneladas de aço, que se fossem colocadas lado a lado daria para percorrer 378 mil metros, equiparável à distância entre a cidade de São Paulo e a de Ourinhos (370 km). O maior estai tem 195 metros e o menor 78 metros. A distância entre os estais é de 7 metros do lado do rio, e de 6,5 metros do lado do sistema viário. Conforme o arquiteto João Valente, projetista da ponte estaiada, “a cor amarela dos estais foi escolhida por razões estéticas. A idéia foi montar uma espécie de ‘rede de luz’ no meio do céu”.

Ponte dupla estaiada com mastro em “X” sobre o rio Pinheiros

Projeto básico:

Duas pontes independentes

  • O Cruzamento entre as duas pontes ocorre próximo a Av. Jornalista Roberto marinho.
  • Cada tabuleiro estaiado é suportado por um mastro.
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 Mastro de estaiamento

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Tabuleiro

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  • 2 faixas de 3,50m ; 1 acostamento de 2,00m.
  • 2 faixas de segurança de 0,60m.
  • 2 passeios de emergência de 1,00m.

Interferências locais (fundação)

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  • Cada torre possui 105m acima do tabuleiro.

Estaiamento

  • 2 vãos simétricos de 143,0m de comprimento.
  • 2x22 estais em cada vão.
  • Estais espaçados longitudinalmente a cada 6,0m.

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Apoios extremos

  • Travessa circular.
  • Ligação monolítica com o tabuleiro.

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 Arquitetura alternativa

Participação de dois novos profissionais:

Eng. Guy Fremont (Jean Muller International)
Arq. Charles Lavigne (Charles Lavigne Architecte)

Projeto arquitetônico de Charles Lavigne

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Projeto arquitetônico de Charles Lavigne

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Projeto arquitetônico de Charles Lavigne

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