Banner
Conheça nossa
Loja Virtual

Projeto Palco Itinerante

O Conceito

O objetivo principal do Palco Itinerante é levar arte e cultura - atuais ou de outrora - mas com alta tecnologia e qualidade, aos mais diversos lugares do país.

Assim apresentações de teatro e dança, shows de música erudita ou popular, recitais de poesia ou performances, desfiles de moda e até discursos ou manifestações políticas seriam possíveis onde pudesse chegar o caminhão, trazendo gêneros de primeira necessidade espiritual.

O trabalho teve uma fase de pesquisa bastante grande e intensa, pois não há no Brasil literatura ou matéria disponível a respeito, a não ser excepcionalmente e de forma muito pontual, tornando a proposta inédita na sua totalidade e complexidade.

Com essa dificuldade de obter-se informações seguras sobre o assunto, a pesquisa foi redirecionada para a busca de sistemas atuais que pudessem reproduzir as características do teatro mambembe medieval, adicionando à essas características toda a tecnologia que hoje podemos dispor com certa facilidade.

Deste ponto em diante o trabalho começou a evoluir com mais liberdade, porém dentro de limites bem amarrados como as especificações técnicas do caminhão, da carroceria e principalmente das estruturas de iluminação e cobertura. Esta última, inclusive, foi a grande resolução do projeto, proporcionando a liberdade desejada para forma e função.

Velocidade na montagem e desmontagem do espetáculo, adequação da forma do palco e sua estrutura de acordo com e o sítio e/ou espetáculos, e a possibilidade de organizar vários tipos de espetáculos em um mesmo lugar em um mesmo dia são algumas das características mais importantes desse projeto.



(clique nas imagens para ampliá-las)

 

Sistema Construtivo

O sistema construtivo foi de grande complexidade na elaboração do projeto, pois era preciso um sistema de montagem rápida, de grande variação formal, sem muitas complicações técnicas e que fosse compacto.

A importância do sistema construtivo era tanta que ele passou a ser o grande definidor do projeto e partido a ser adotado.

A idéia do que era preciso já estava configurada em teoria, já haviam até croquis do que deveria ser feito, mas na prática esbarravam-se em muitos obstáculos, como:

• Variação em sua forma de acordo com o espetáculo e cenografia desejados;
• A estrutura deveria ter um movimento que permitisse o aumento do pé-direito do palco, que era limitado pela lei do DNER em 4,40m de altura (do nível da rua até o topo do caminhão);
• A carroceria escolhida para apoio do palco tem a altura de 1,57m, o que seria baixo para uma boa visibilidade do público à distância;
• Leveza e resistência;
• Um desenho que abrangesse com poucas peças estruturais toda a área do palco;
• Tecnologias disponíveis no mercado.

Com a lista de problemas à serem resolvidos pela estrutura viu-se a complexidade desta e algumas resoluções apareceram de cara graças ao conhecimento dos materiais que possuímos.

A estrutura deveria ser baseada em treliças de alumínio, com isso já se resolvia o problema de leveza, resistência e durabilidade.

Com um sistema de vigas I de 8" na estruturação do piso do palco, a questão da visibilidade à distância foi resolvida, pois o piso do palco chegou em um nível de 1,80m.

A divisão da lateral (parede) do caminhão em módulos de 1m facilitou a agilidade na transformação desses em piso do palco.

A sua desconexão com o caminhão, transformando cada módulo em praticáveis independentes, possibilitou a variedade nas formas de piso de palcos, que podem ser somados a praticáveis facilmente adquiridos no mercado.

palco-itinerante3palco-itinerante4


(clique nas imagens para ampliá-las)

 

Com idéias representando uma concha resolveu-se a cobertura, e inspirando-se no olho humano solucionou-se a estrutura de iluminação, ambos com poucas peças e fácil armazenamento.

Um sistema de dobradiças que permite a rotação dos oito pilares treliçados, resolveu o problema do pé-direito e agilizou a montagem por já estar "apontado".
Quatro pilares para a iluminação e quatro para a cobertura, proporcionou independência dessas e conseqüentemente maior liberdade em suas formas.

Faltava resolver a agilidade de montagem dessas vigas de iluminação e treliças para cobertura.
A solução veio com o sistema de sleeve block.

Esse sistema permite que a estrutura seja montada no solo e içada até a altura desejada por um sistema de talhas manuais e uma peça (sleeve block) que desliza pelo pilar.

 



     

    Preço
    R$ 151,65
    à vista

    ou em até 5x de R$ 30,33

    M_in_noticia