Banner
Conheça nossa
Loja Virtual

Soldagem de alumínio

soldagem-aluminio1O alumínio tem um ponto de fusão mais baixo e condutividade mais alta do que o aço, o que pode resultar em covas (burnthroughs), particularmente em folhas mais finas de alumínio.

Em metal mecânica, as ligas de alumínio são um desafio maior para soldadores do que as ligas de aço. O alumínio tem um ponto de fusão mais baixo e condutividade mais alta do que o aço, o que pode resultar em covas (burnthroughs), particularmente em folhas mais finas de alumínio.

O arame alimentador de alumínio é mais mole do que seus similares de aço e pode embolar no alimentador. Escolher um método de soldagem de alumínio depende das necessidades particulares da aplicação e das habilidades do soldador que estará realizando a fabricação.

Solda TIG


Gás inerte de tungstênio (TIG) é o principal método usado para soldar alumínio. Como a peça de trabalho em alumínio exige uma grande quantidade de calor para chegar até a temperatura certa, mas pode manter o calor por muito tempo, uma máquina de solda com controle de corrente é útil para evitar superaquecimento na peça de trabalho de alumínio, causando burnthrough

A solda TIG pode ser aplicada tanto em uma chapa fina de alumínio e como em uma placa mais espessa de alumínio. Como a soldagem TIG requer uma haste de material de enchimento separada, o soldador deve escolher uma haste de soldagem com uma liga o mais próxima possível de suas peças de trabalho.

Solda MIG

soldagem-aluminio2Gás de soldagem de metal inerte (MIG) pode ser utilizado com sucesso para soldar alumínio.

Na hora de optar por um soldador, deve ser decidido se será usado o método de respingos de solda de arco ou de soldagem de pulso. Soldagem de pulso requer uma fonte de alimentação do inversor, enquanto máquinas de corrente contínua e constantes podem ser usadas para soldadura por arco de pulverização.

Soldagem MIG é melhor para bitolas mais finas de folhas de alumínio, devido à quantidade de calor necessária. Ao escolher um gás de proteção, 100% de argônio é melhor para soldagem MIG de alumínio. O soldador deve escolher um fio de soldar ou haste que tenha uma liga semelhante à das peças de trabalho tanto quanto possível, para criar uma soldadura de qualidade.

Tocha de soldagem


O alumínio pode ser soldado utilizando um maçarico alimentado a gás, mas esse método é mais difícil do que as soldagens MIG e TIG. É mais difícil de controlar o calor aplicado para a peça de trabalho com a tocha e há mais chances de burnthrough (queima do material). A tocha de solda de alumínio exige um soldador hábil, que possa controlar adequadamente a tocha e a vareta de enchimento.

Limpeza de peças de trabalho de alumínio


Não importa que tipo de soldador é usado para fabricar uma soldagem de alumínio, as peças de trabalho têm que ser extremamente limpas antes da soldagem começar. O óxido de alumínio tem um ponto de fusão muito mais elevado do que a base de alumínio, de modo que quaisquer óxidos que permaneçam na superfície da peça de trabalho podem resultar em inclusões de óxidos, reduzindo a força e aparência geral da solda. As peças podem ser limpas com um processo químico ou mecanicamente, utilizando uma escova de arame.

Fonte:

Manutenção & Suprimentos

     

    Preço
    R$ 303,70
    à vista

    ou em até 10x de R$ 30,37

    M_in_noticia