Banner
Conheça nossa
Loja Virtual

Sustentável e criativa: casa de garrafa pet

O que fazer com um monte de garrafas pet? Enviar para a reciclagem?
O eletricista Antonio Duarte, do Rio Grande do Norte, encontrou uma alternativa interessante para as garrafas de plástico: construir casas!

Casa de garrafa?

garrafa-petA ideia é trocar os convencionais tijolos por uma estrutura feita a partir das pets. Para isso, Duarte contou com a ajuda de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele explica: “Os testes são simples. Dentro da UFRN existe um o laboratório de concreto onde são feitos ensaio, qualquer empresa pode submeter a teste seus corpos de acordo as normas da ABNT; fui testando até chegar ao ponto de economia e resistência adequadas”.

Dessa forma, os estudos em laboratório comprovaram que paredes construídas a partir das garrafas descartáveis poderiam ser não só tão resistente quanto as paredes de tijolo, como até mais fortes. Além disso, segundo os pesquisadores, as garrafas são ótimos isolantes termoacústicos.

Sendo assim, após mais de um ano de estudos, experiências e descobertas, chegou-se ao projeto ideal.

Como construir a casa de garrafa

A partir dos estudos, foi possível elaborar o passo a passo da construção de casas com garrafa pet. Acompanhe:

1º passo: as paredes são moldadas dentro de fôrmas feitas com madeira e chapas de aço. A seguir, as garrafas são colocadas entre a massa de cimento e areia, como se fossem o recheio de um sanduíche. A distância entre as garrafas pode variar de 5 a 12 cm, dependendo do projeto.  Dentro da forma são preparadas as partes hidráulica e elétrica da casa;
2º passo: fazer o contrapiso de cimento, onde todo o encanamento fica embutido.
3º passo: montar as paredes em cima do contrapiso. As paredes são “coladas” no chão com a ajuda de 10 cm de cimento.
4º passo:
começa a fase de acabamento. Nesta etapa são feitas as instalações de tomadas, interruptores, portas e  janelas da casa.
5º passo: Cobrir a estrutura. A sugestão é usar telha do tipo colonial.
6º passo: pintar a casa e pronto! Pode vir morar!

Para construir uma casa de 46 metros quadrados com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda, por exemplo, são necessárias 2.700 garrafas. A primeira casa construída por Antonio Duarte levou um mês para ser construída, ficando pronta em dezembro de 2009. De lá para cá o eletricista acelerou o sistema: hoje, tendo as paredes previamente preparadas, já é possível levantar a casa em apenas cinco dias.

Conforto para o planeta, para o bolso e para você!

A casa de garrafa pet vem para beneficiar não só o planeta, proporcionando um novo destino para as garrafas descartáveis, como também o bolso de quem adere à ideia. “Faltam políticas públicas consistentes que promovam coleta seletiva do lixo nas cidades. Meu maior obstáculo é fazer com que a Caixa Econômica Federal financie esse tipo de construção”. De acordo com Duarte, a casa de garrafa pet chega a ser 50% mais barata do que uma construção convencional com tijolos.

Além dos fatores econômico e ambiental, a casa de garrafa pet também proporciona maior conforto térmico, isso porque as pets tem uma condutibilidade de calor inferior que a do tijolo, ou seja, a casa construída com pet é mais fresca e arejada.

Disseminando boas ideias

Duarte quer levar sua ideia adiante e beneficiar mais pessoas. Por ora, o eletricista está em negociação com a Secretaria de Habitação do Rio Grande do Norte, além de contatar algumas construtoras. O objetivo é produzir a invenção em larga escala. Como já dito anteriormente, o eletricista deseja que a Caixa Econômica Federal, atual financiadora das obras do projeto Minha Casa Minha Vida, “compre” sua ideia: “queroque as pessoas possam ter acesso a uma moradia mais barata e confortável”.

Atualmente, o eletricista já construiu quatro casas e tem mais 20 na fila de espera. “No início, quando eu falava que construía casas com garrafa pet, a impressão que gerava era de um monte de garrafas empilhadas. Já hoje, eu falo que construo de forma ecologicamente correta e com economia de 50%. A aceitação é ótima”, comemora Duarte, que prevê outros estabelecimentos e até construções com mais andares.

Confira as imagens da construção com garrafa pet:
(Clique para ampliar)

casa-pet-1-pcasa-pet-2-pcasa-pet-4-pcasa-pet-6-p


Confira o vídeo sobre a casa de garrafa pet:

Caso queira mais informações sobre a casa de garrafa pet, entre em contato com o inventor, Antonio Duarte, por e-mail: duarte5080@uol.com.br

Fonte:

Portal Met@lica
Imagens: Antonio Duarte

     

    Preço
    R$ 82,00
    à vista

    ou em até 2x de R$ 41,00

    M_in_noticia