Banner
Conheça nossa
Loja Virtual

Açominas: Uso do Aço

Interface entre Perfis Estruturais Laminados e Sistemas Complementares - Página 2

3 - Detalhes

Os detalhes sugeridos a seguir são meramente ilustrativos dos conceitos apresentados e não devem ser utilizados diretamente nas obras, sem o prévio dimensionamento.

3.1 - Vedações

As vedações fazem parte do sistema responsável pela forma final do edifício. Nelas estão inseridas as janelas, as portas, as instalações, e também fixados os revestimentos. Sua geometria é fruto da criatividade e experiência do arquiteto Suas dimensões e formas definirão as opções de escolha do sistema a ser adotado, seja painéis, placas ou alvenaria convencional.

Independente do grau de industrialização do processo construtivo escolhido, este deverá estar em harmonia com os demais elementos que compõe a edificação, isto é, estrutura, lajes, esquadrias, etc. O correto conhecimento de suas características orientará os projetistas na busca por soluções adequadas que propiciem uma obra sem problemas

Como representam quase que a totalidade da superfície vertical do edifício, devem ser tratadas com a devida atenção e responsabilidade.
Painéis Pré-moldados

3.2 - Lajes

 As lajes são elementos estruturais, que unidas à estrutura de forma vital, garantem a sua sustentação. São responsáveis pela transferência das cargas verticais às vigas e das horizontais aos pilares.

O tipo de laje determina não só o desempenho da estrutura, como todo o desenvolvimento da obra, quanto à produtividade, velocidade, precisão e segurança.

Sua seção transversal e sua deformabilidade vertical definem as fixações das vedações, principalmente as internas.

3.1 - Vedações: Painéis Pré-Moldados

Det 01 A

Estrutura não aparente.
Painel pré-moldado de vedação
Alinhamento por fora da estrutura

Det 01 B

Estrutura não aparente.
Painel extrusado de vedação.
Alinhamento por fora da estrutura.

Det 01 C

Estrutura não aparente.
Painel pré-moldado de vedação.
Alinhamento por fora da estrutura.